Os cuidados bucais podem influenciar no sucesso pessoal e profissional. Manter os dentes bonitos e fortes eleva a autoestima e proporciona qualidade de vida.
O implante elimina a insegurança associada à dentadura ou pontes móveis. A prótese fixa dá maior estabilidade para a realização de funções básicas do dia a dia, como a mastigação e a articulação. Implantes dentários osseointegráveis são parafusos confeccionados em titânio puro que podem ser colocados dentro dos ossos maxilares, funcionando como fixação para diferentes tipos de próteses dentárias: de um único dente, de vários dentes, ou até mesmo de todos os dentes. Os pacientes costumam confundir implantes com próteses fixas; na realidade, implantes servem para substituir as raízes dos dentes, em situações de perda ou impossibilidade de aproveitamento destas.
A Clínica Montoni acumula casos de sucesso e o avanço das técnicas utilizadas nestes procedimentos tem grande influência no resultado final. Hoje em dia os métodos de inclusão são rápidos e em curto prazo seu sorriso é reconquistado.
Saiba mais sobre os implantes dentários:
O que são implantes osseointegrados?
É uma nova geração de implantes, introduzidos a partir da década de 60, mas que só agora atingem um grau de aceitabilidade pela comunidade científica internacional. São, normalmente, parafusos de titânio introduzidos cirurgicamente nas áreas desdentadas e, sobre eles, são instalados dentes artificiais (prótese dentária).
O que existe de mágico no titânio?
Nada. É um material usado em Ortopedia há muitas décadas. Simplesmente o titânio não sofre corrosão quando inserido no corpo humano e não apresenta fenômenos de rejeição imunológica.
Em que situações não devem ser colocados? Apenas em duas situações: em pacientes com determinados problemas de saúde de ordem geral e quando não houver espessura e altura óssea suficientes para acomodar os implantes.
E quanto à idade?
Não existe limite de idade: a partir da puberdade, qualquer pessoa pode receber implantes.
Se não tiver osso suficiente, existem maneiras de aumentar a quantidade de osso disponível?
Sim. Dever ficar muito bem claro que esses procedimentos são relativamente novos, ainda não suficientemente testados, e só devem ser empregados em casos absolutamente necessários, com total conhecimento de todos os riscos e custos por parte do paciente.
Quanto dura a cirurgia para instalar o implante?
Normalmente, entre 30 a 60 minutos. Somente em casos excepcionais esse tempo é dilatado.
Quais os riscos cirúrgicos?
Mínimos. A cirurgia é feita normalmente com anestesia local e é muito mais simples que outros procedimentos cirúrgicos odontológicos, como a extração de um dente incluso, por exemplo. O pós-operatório é muito bom e a maioria dos pacientes não relatam qualquer incômodo maior.
A prótese é colocada imediatamente após a cirurgia?
Para os casos de próteses totais, elas são colocadas 3 ou 4 dias após a cirurgia e, em casos de próteses parciais, muitas vezes, não fica nenhum dia sem a prótese. Quase sempre são próteses provisórias, sendo substituídas depois de alguns poucos meses pelas definitivas.
A prótese fixada por implantes é melhor que a convencional “ponte móvel” e “dentadura”?
Sim. Pois não se soltam durante a mastigação, propiciando maior conforto, segurança e eficiência.
Quanto tempo dura um implante? Qual a chance de dar certo?
Estudos demonstram que implantes de boa procedência apresentam taxas de sucesso acima de 90% no maxilar superior e, 97%, no inferior.